Foi pela mão do Major Killander de nacionalidade sueca e líder escoteiro, que em 1912 a Orientação desportiva começou a dar os pimeiros passos. Tendo como base o desdobramento da distância da Maratona por três provas, adicionou-lhe a componente de leitura de carta e a percepção da Orientação. A extraordinária adesão dos jovens motivou o primeiro Campeonato Nacional na Suécia em 1922 (Mendonça, 1987). Portugal aderiu à prática desta actividade desportiva por volta de 1973 (primeiro Campeonato das Forças Armadas em Mafra), mas só em 1987, com a formação da Associação Portuguesa de Orientação (APORT), se começam a promover alguns encontros e se começam a produzir os primeiros mapas adequados à sua prática obedecendo às normas da Federação Internacional (I.O.F. - International Orienteering Federation) (Oliveira, 1993). Pode considerar-se o ano de 1984 como o início da prática da Orientação no meio civil em Portugal. Até à data, a prática da modalidade era restrita aos militares que, até há relativamente pouco tempo, ainda eram as maiores presenças nas provas do nosso país. Em Dezembro de 1990, é criada a Federação Portuguesa de Orientação (F.P.O.) e Portugal passa de mero espectador a praticante activo, tomando-se membro da I.O.F. e participando desde então, não só em Campeonatos do Mundo (1991 - Checoslováquia; 1995 - Alemanha; 1999 - Escócia), como em outras importantes competições internacionais. Em Outubro de 2000, Portugal organizou a última prova da Taça do Mundo de Orientação desse ano (World Cup '2000). Em Outubro de 2001, Portugal organizou o XXXIV Campeonato Militar Mundial de Orientação (CISM) Baseado num documento da Drª Kátia Almeida EM PORTUGAL - 1973 : Primeiro Campeonato das Forças Armadas.
- 1980 : Primeiros contactos da modalidade com a sociedade civil.
- 1981 : Execução do primeiro mapa de Orientação: "Touring Açoteias / Albufeira – Algarve – Portugal".
- 1987 : Criação da APORT (Associação Portuguesa de Orientação).
- 1990 : Criação da ANORT (Associação do Norte de Orientação).
Fundação da FPO (Federação Portuguesa de Orientação).- 1991 : Primeira participação portuguesa num Campeonato do Mundo Pedestre (WOC).
- 1992 : Realização do primeiro "Campeonato Ibérico", na zona de Troia / Setúbal.
- 1993 : Organização do primeiro Campeonato Nacional, utilizando um sistema de Ranking.
Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Estafetas - Mafra.
- 1995 : Realização da primeira edição da "Taça dos Países Latinos", na Roménia.
Realização do primeiro Congresso Nacional de Orientação. 1ª Participação portuguesa numa prova da "Taça do Mundo". Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Distância Curta (mais tarde alterado para D. Média) - Mata dos Medos. Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Distância Clássica (mais tarde alterado para D. Longa) - Espinhel. - 1996 : Realização do Primeiro Portugal “O” Meeting (Mafra).
- 1997 : Criação do primeiro Ranking de Orientação em BTT.
- 1999 : A FPO engloba 65 associações / clubes.
1º titulo na Taça dos Países Latinos - TPL (Joaquim Sousa /Sen M) Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Distância Clássica de Orientação em BTT (mais tarde alterado para D. Longa) - Cadaval. Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Park (mais tarde alterado para Sprint)- Évora. - 2002 :Primeira Participação da Seleção Nacional de Orientação em BTT num Campeonato do Mundo (MTBOC).
- 2003: Realização do primeiro Campeonato Nacional Absoluto.
Primeira participação portuguesa num Campeonato do Mundo de O-BTT . Primeiro atleta português apurado para as finais "A" em Campeonatos do Mundo (Tiago Aires / JWOC'03). Realização do primeiro Campeonato Nacional de Distância Ultra-Longa. - 2004: Integração das Corridas de Aventura como nova disciplina da Orientação.
- 2005:1ª participação da Seleção Nacional Pedestre num Campeonato da Europa de Jovens (EYOC'05).
1º atleta português apurado para Final de Distância Longa num WOC (Marco Póvoa) 1º atleta português apurado para Final de Distância Média num WOC (Marco Póvoa) Realização do I Campeonato Ibérico de Orientação em BTT - Óbidos
- 2007: 1º título num Campeonato da Europa de Jovens Pedestre – (Diogo Miguel/ M18/ EYOC’07).
Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Sprint de Orientação em BTT - Penela Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Distância Média de Orientação em BTT - Penela - 2008 : Organização do Campeonato do Mundo de Veteranos (WMOC'08) com cerca de 4500 participantes em Leiria, Alcobaça e Marinha Grande.
Realização do Primeiro Campeonato Nacional de Estafetas de Orientação em BTT - Penela. Primeira Participação da Seleção Nacional de Orientação em BTT num Campeonato do Mundo de Juniores (JMTBOC). - 2009 :1º atleta português apurado para Final de Sprint num WOC (Tiago Romão)
- 2010 : Organização do Campeonato do Mundo de O-BTT e do Campeonato do Mundo de Juniores de O-BTT, em Montalegre e Chaves.
Primeira Participação da Seleção Nacional de Orientação em BTT numa Taça do Mundo (World Cup).
- 2011 : Realização do Primeiro Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT - Barcouço
- 2012: Primeira atleta portuguesa apurada para a final de um WOC (Raquel Costa/Sprint),
Primeira atleta portuguesa apurada para a final A de um JWOC (Joana Costa). Primeira participação portuguesa na COMOF - Taça da Confederação das Federações de Orientação Mediterrânicas.
- 2013: Organização da etapa final da Taça do Mundo de O-BTT e Campeonato do Mundo de Veteranos de O-BTT em Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
Organização do Campeonato da Europa de Jovens (EYOC) em Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.- 2014 : Organização do Campeonato da Europa de Orientação (EOC) e do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão (ETOC) em Palmela e Sesimbra.
1º Título num Campeonato da Europa de Jovens em M16 (Ricardo Esteves/ M16/EYOC’14). Pela primeira vez obtém-se um segundo lugar numa Taça do Mundo de Orientação em BTT (Davide Machado/World Cup)- 2015: Organização do Campeonato da Europa de O-BTT, do Campeonato da Europa de Juniores de O-BTT, do Campeonato da Europa de Jovens de O-BTT e do Campeonato do Mundo de Veteranos de O-BTT.
Pela primeira vez obtém-se um terceiro lugar num Campeonato da Europa de Juniores de Orientação em BTT (Estafetas masculina com André Esteves, Paul Roothans e Duarte Sousa/EJMTBOC). - 2016: Organização do Campeonato do Mundo de O-BTT (WMTBOC), do Campeonato do Mundo de Juniores de O-BTT (WJMTBOC) e do Campeonato da Europa de Jovens de O-BTT (EYMTBOC) em Águeda, Cantanhede e Mealhada.
Pela primeira vez obtém-se um terceiro lugar num Campeonato do Mundo de Orientação em BTT (Davide Machado em Distância Longa) Pela primeira vez obtém-se um segundo lugar num Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão(WTOC) (Estafetas com Edgar Domingues, Jorge Baltazar e João Pedro Valente)
NO MUNDO - 1850 : Como desporto, a orientação nasceu nesta data nos meios militares Escandinavos que a utilizavam como meio de entretenimento para as suas tropas. Após alguns decénios, em que o "bichinho" se espalhou, os clubes desportivos começaram a organizar as competições.
- 1857 : O Reino Unido da Noruega e da Suécia permite o acesso público aos seus mapas governamentais (1/100 000).
- 1866 : São introduzidos os mapas militares de treino cuja escala era 1/20 000.
- 1888 : A palavra "Orientação" é usada pela primeira vez na Academia Militar Sueca (em Karlberg, perto de Estocolmo) e provavelmente pela mesma altura na correspondente Escola de Cadetes em Kristiania (Oslo) na Noruega. Terá sido usada para práticas com mapas e bússolas, mas não para competição (No fim era exigido uma recitação verbal e uma baixa pulsação ajudava no resultado final!).
- 1893 : Primeira competição similar à Orientação, de que há conhecimento, sem mapas, numa guarnição de jogos atléticos perto de Estocolmo.
- 1895 : Primeira competição de orientação, a 30 de junho, em Estocolmo organizada por Gösta Drake (que viria a ser um dos fundadores em 1903 do Federação de Desportos Sueca).
- 1897 : A 20 de Junho (outras fontes indicam 31 de Outubro), em Damgardsfjeld (perto de Bergen, na Noruega) decorre a 1.ª competição pública similar à ocorrida na Suécia, sem mapas, com 3 pontos de controlo e 12-15 km e em que participaram apenas 8 pessoas. No mesmo ano a 31 de Outubro, em Nordmarka (a norte de Kristiania) efetua-se a 1.ª competição pública mundial de "Corrida e Orientação". Este foi seguido de outros: OSLO em 1898 (1º estafeta em ski), Estocolmo em 1901, HELSINGFORS em 1904. Nesta data a Orientação nasceu como disciplina desportiva civil.
- 1910 : Após as provas de Orientação em COPENHAGA, com a ajuda de cartas de 1/100 000 ou de croquis esboçados à mão pelo organizador (e não esquecer que as balizas eram sinalizadas por pessoas), decorreu o primeiro Campeonato Dinamarquês e o primeiro Campeonato de Estafetas de orientação-ski (os percursos podiam ir até 50Km). A condição física era mais importante que o fator orientação.
- 1912 : A Orientação entra no programa da Federação Sueca de Atletismo influenciado por um Chefe de Escuteiros — Ernst KILLANDER — que arrastou, para esta nova forma de correr, os jovens que se afastavam da corrida e do atletismo.
- 1919 : A 25 Março tem lugar a primeira competição oficial, "a corrida de Estocolmo" ocorrida perto de Saltsjöbaden (15 Km a SE de Estocolmo), que reúne 217 participantes inscritos em 3 categorias (dos quais apenas 155 iniciam a prova). A prova com 12 Km e apenas 3 controlos foi organizada pela Federação de Desportos de Estocolmo, tendo como diretor de prova o "First Major" Ernst Killander (considerado como o pai da Orientação).
- 1920 : Primeiros campeonatos regionais suecos.
- 1925 : Primeiros campeonatos regionais na Noruega.
- 1930 : Primeira corrida na Finlândia.
- 1932 : Primeiro encontro internacional entre Suécia e Noruega.
- 1933 : A 19 Maio, primeira prova na Suíça, perto de Zurique. Primeira corrida na Hungria.
- 1934 : Primeiro campeonato nacional sueco.
- 1935 : Primeiro campeonato finlandês.
- 1938 : A 6 Janeiro, criação do campeonato na Escandinávia.
- 1939 : Primeira corrida na URSS.
- 1945 : Após a 2ª Guerra Mundial, a orientação estendeu-se e desenvolveu-se em numerosos países: EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Bélgica, Brasil, Austrália, Espanha e França. Esta espalhou-se e desenvolveu-se ou caiu no esquecimento conforme os países.
- 1946 : Criação de um organismo nórdico para a orientação tendo como tarefas: elaboração de um regulamento para os encontros internacionais, organização de campeonatos nórdicos, melhoramentos do material cartográfico, incentivo, normalização e desenvolvimento desta modalidade.
- 1949 : A Orientação-Ski é reconhecida pela C.I.O.
- 1950 : Primeira corrida na Checoslováquia.
- 1953 : Primeira corrida na Jugoslávia.
- 1955 : Primeira corrida na Bulgária.
- 1956 : Primeira corrida na RDA.
- 1958 : A orientação nasce na RFA, depois de tentativas falhadas em 1920.
- 1961 : Em Copenhague, 11 países criam a "International Orienteering Federation" (IOF).
- 1962 : Primeiro Campeonato da Europa na Noruega, em LOTEN, de 20 a 23 Setembro.
- 1963 : Publicação provisória do regulamento da IOF. Campeonato Nacional na URSS.
- 1966 : Primeiro Campeonato do Mundo na Finlândia em 2 de Outubro.
- 1975 : Primeiro Campeonato do Mundo de Orientação-Ski.
- 1977 : A Orientação é reconhecida pela CIO.
- 1986 : Criação da Copa do Mundo de Orientação.
- 1987 : Criação da Copa do Mundo de Orientação-Ski.
- 1988 : A IOF agrupa 35 países.
- 1990 : Realização do Primeiro Campeonato do Mundo de Juniores Pedestre (JWOC) - Suécia.
- 1996 : Realização da Primeira Taça do Mundo de Orientação Pedestre - Suécia.
- 1999 : Realização da Primeira Taça do Mundo de Orientação em BTT.
- 2002 : Realização do Primeiro Campeonato do Mundo de Orientação em BTT (MTBOC) - França.
- 2003 : Realização do Primeiro Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre (EYOC) -Eslováquia.
- 2008 : Realização do Primeiro Campeonato do Mundo de Juniores Orientação em BTT (JMTBOC) - Polónia.
- 2004 : A IOF agrupa 63 países.
- 2011 : IOF celebra 50º ano.
- 2015 : Realização do Primeiro Campeonato da Europa de Jovens de Orientação em BTT (EYMTBOC) - Portugal.
A IOF agrupa 79 países.
|