O Quadro Competitivo Nacional está organizado do seguinte modo:
Orientação Pedestre
Taça de Portugal - Conjunto de provas que se realizam ao longo da época desportiva (de 1 Janeiro a 31 Dezembro) divididas em provas de nível e nível 2. Incluem os Campeonatos Nacionais (de Longa, Média, Sprint e Absoluto). Em cada prova são atribuidas nos escalões de competição, uma pontuação a cada atleta em função da classificação em cada escalão etário, sendo elaborado um Ranking baseado nessas pontuções.
Taça da Madeira - Conjunto de provas que se realizam ao longo da época desportiva (de 1
Janeiro a 31 Dezembro). Em cada
prova são atribuidas nos escalões de competição, uma pontuação a cada
atleta em função da classificação em cada escalão etário, sendo
elaborado um Ranking baseado nessas pontuções.
Campeonatos Nacionais:
Campeonato Nacional Absoluto - Prova aberta a todos os atletas federados. No primeiro dia disputam-se os apuramentos para a final por séries. As finais são disputadas por um máximo de 60 atletas (os melhores) em percursos cujo tempo de realização, para os vencedores, deve ser de cerca de 90 minutos.
Campeonato Nacional de Distância Longa - Prova cujo tempo de realização do percurso, para os vencedores dos escalões Élite, deve ser de cerca de 90 minutos.
Campeonato Nacional de Distância Média - Prova cujo tempo de realização do percurso, para os vencedores dos escalões Élite, deve ser de cerca de 35 minutos.
Campeonato Nacional de Sprint - Prova cujo tempo de realização do percurso, para os vencedores dos escalões Élite, deve ser de cerca de 15 minutos.
Campeonato Nacional de Estafetas - Uma prova de equipa de 3 elementos que fazem percursos consecutivos. Cada percurso tem uma duração de cerca de 30 minutos.
Orientação em BTT
Taça de Portugal FPO - Conjunto de provas que se realizam ao longo da época desportiva (de 1
Janeiro a 31 Dezembro) divididas em provas de nível e nível 2. Incluem
os Campeonatos Nacionais (de Longa, Média, Sprint e Absoluto). Em cada
prova são atribuidas nos escalões de competição, uma pontuação a cada atleta em função da classificação em cada escalão etário, sendo elaborado um Ranking baseado nessas pontuções.
Campeonatos Nacionais de O-BTT – Quatro provas diferentes (Distância Longa, Distância Média, Sprint e Estafetas) em dias consecutivos, sendo a atribuição dos títulos a resultante das classificações de cada prova.
Corridas Aventura
Taça de Portugal FPO - Conjunto de 5 ou 6 provas nacionais, que se realizam ao longo da época desportiva (de 1 Janeiro a 31 Dezembro), sendo atribuída pontuação em função da classificação em cada categoria etária.
O Quadro competitivo internacional é o seguinte:
Orientação Pedestre
Campeonato do Mundo - World Orienteering Championships (WOC) - Competição Anual. Cada país pode participar com uma equipa constituída por 7 atletas masculinos e 7 femininos. Realizam-se provas de qualificação e finais para as disciplinas de Sprint, distância média e distância longa e uma prova de estafetas.
Campeonato do Mundo de Juniores - Junior World Orienteering Championships (JWOC) - Competição anual, podendo cada país participar com 5 atletas masculinos e 5 femininos. Atletas com idade máxima de 20 anos completos no ano do Campeonato (H/D20).
Campeonato de Mundo de Veteranos - World Masters Orienteering Championships (WMOC) Competição anual, aberta a todos os atletas com 35 anos ou mais, não havendo restrição ao número de representantes por país. Os escalões etários mais "elevados" são os H95 e D95, isto é, Homens e Damas com mais de 95 anos de idade!
Campeonato da Europa (EOC)
Competição de elevado nível competitivo reservada a atletas Europeus.
Campeonato da Europa de Jovens (EYOC)
Competição Europeia que tem constituido grande sucesso na formação de jovens atletas. Tem dois escalões, H/D18 e H/D16.
Taça dos Países Latinos
Competição entre Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Roménia, Brasil e Uruguai que se realiza anualmente desde 1995, de forma alternada entre os vários países. As equipas são constituídas por seis atletas (um Juvenil M+F, um Junior M+F e um Sénior M+F).
Campeonato Ibérico
Competição entre Portugal e Espanha, que se realiza anualmente desde 1992, alternadamente num país e no outro até 2011.
A partir de 2012 engloba duas competições anuais, uma em cada país.
A partir de 2011 deixam de existir Selecções Nacionais, podendo o título Ibérico ser disputado por qualquer atleta, nos escalões H/D 16, H/D 18, H/D 20, H/D E, H/D 35, H/D 40, H/D 45, H/D 50, H/D 55 e H/D60.
Portugal "O" Meeting - Competição internacional que faz parte do Ranking da IOF, que se realiza anualmente, actualmente com 4 dias de duração desde Sábado até 3ª feira de Carnaval, numa região diferente de Portugal e que reúne sempre alguns dos melhores atletas mundiais. É a competição do calendário português mais participada e com maior projecção internacional.
Orientação em BTT
Campeonato do Mundo (MTB WOC)
Prova anual que se realiza desde 2003 e que em 2010 foi organizada em Portugal.
Campeonato do Mundo de Juniores (MTB JWOC)
Prova anual para atletas até H/D20 que em 2010 é organizada em Portugal em conjunto com o MTB WOC.
Campeonato da Europa (MTB EOC)
Competição bienal reservada a atletas Europeus
Campeonato Ibérico
Competição entre Portugal e Espanha, alternadamente num país e no outro até 2011.
A partir de 2012 engloba duas competições anuais, uma em cada país.
A partir de 2011 deixam de existir Selecções Nacionais, podendo o título
Ibérico ser disputado por qualquer atleta, nos escalões H/D-18, H/D-20, H/D-E, H/D-40, H/D-50..
|